Dúvidas Frequentes

Minha dúvida não esta aqui bora para o Discord Minha dúvida não esta aqui bora para o Discord


Preciso de uma placa de Captura?
Não, A.I.D.A Pocket pode analisar normalmente FPS em capturas feitas diretamente pelos consoles, embora se você tem uma placa de captura, aconselhamos usar, isso pode melhorar a precisão e claro, as cenas com placas de captura ficam mais nítidas e bonitas, agora para análises em modo 40 HFR ou 120 FPS com ou sem VRR é obrigatório ter uma placa de captura que tenha esta funcionalidade.

Meu computador vai Rodar?
Os requisitos para A.I.D.A Pocket são bem acessíveis, Windows 10 ou 11, 8GB RAM e um processador 64 bits, em testes realizados aqui no DG utilizamos sem maiores problemas em um I5-4200U sem GPU dedicada realizando analises em 4k, claro, processadores melhores terão maior velocidade de processamento.

A.I.D.A Pocket é a mesma A.I.D.A do DG?
Infelizmente não, a versão do canal utiliza ML de rastreamento e detecção de movimentos por objetos, o que torna, mais precisa a análise e resolve inconvenientes de cenas estáticas, no entanto, usa muito custo computacional o tiraria a acessibilidade da ferramenta, também por ser um ativo interno, a versão do DG não está madura para distribuição, pois iria depender de alguns conhecimentos avançados do usuário. Mas não se preocupe, a metodologia por comparação de frames da versão Pocket é muito leve e traz uma precisão satisfatória, além disto é a metodologia utilizada pelos canais internacionais.

Minha análise tem muitas quedas que chegam até ZERO, o que pode ser?
Veja bem, na metodologia de comparação de frames, alocamos na memória a frame passada e comparamos com a atual para verificar se houve avanço ou não, ou seja, subiu ou caiu o FPS, o que ocorre em cenas de loading, transições, abertura de inventários, pausas e cinematics com slow motion e outros efeitos de pós-processamento, é que estas cenas ficam paradas, seguindo a lógica do subiu ou caiu baseado no passado, a cenas paradas acusam quedas que de fato não existem. Isso explica porque toda análise que você assiste ocorre somente em cenas bem movimentadas de gameplay. Sempre utilize movimentação nas cenas que irá analisar, não acione inventários, roda de seleçao de armas ou qualquer ação que deixe a tela estática, se você morrer não tem problema, existe a hora de jogar e a hora de analisar, trabalhe ao seu favor para realizar lindas capturas e maximizar o resultado de sua análise.

Estou me movimentando bem, mas acho que está caindo muito o FPS? Será que é o jogo?
Depende, quedas muito grandes de mais de 40 ou 50% constantes sobre o FPS alvo é muito improvável que seja o jogo, o mais correto nisto é alterar o limiar, essa configuração é como uma sensibilidade da detecção, jogos com temáticas escuras e pouca movimentação no ambiente podem gerar essa variação, tente diminuir o limiar um de cada vez, até ter a estabilidade correta, mas lembre-se de não dimunir muito, o limiar pode gerar falso positivo, ou seja, uma queda que ocorreu não será sumarizada. A melhor dica do limiar é ir testando vários jogos para se ambientar com ele, vale até dar uma espiadinha em alguma outra análise da internet por exemplo, do DG, para ajustar os parâmetros de forma parecida, ex: se na cena X caiu 4 FPS da análise de terceiro, seu ajuste será neste ponto na mesma cena. Outra possibilidade, é a qualidade da própria captura, codecs podem gerar falhas de gravação e ruído pixelado em alguns casos, por isso, é sempre bom ter mais de uma cena em vários arquivos separados, dessa forma você pode detectar um arquivo problemático.

Posso usar A.I.D.A Pocket para o PC?
Pode! Mas realmente é um trabalho maior que você terá, pois existem inúmeros contadores de FPS para PC em real time, ou seja, durante o gameplay do jogo você já mede o FPS e captura simultaneamente, ela sai pronta sem repocesso algum, além disto acima de 120 FPS não conseguirá processar, enfim, criamos A.I.D.A Pocket especialmente para consoles, PC já tem uma vasta quantidade de ferramentas muito boas, mas se deseja padronizar o layout de suas análises mesmo tendo maior trabalho, sinta-se a vontade.

Por que A.I.D.A tem upsampling? isso não adultera a análise?
Bom, imagine que está jogando um jogo 4k no PS5 e ativa o modo performance, em muitos jogos o console baixa para 1080p a captura para preservar recursos ou conseguir gravar mais quadros na captura, dessa forma, toda sua análise será em 4k com as outras capturas mas só a de FPS vai ficar um pouco mais sem definição, é por isso que implementamos o upsampling, situações onde se quer mostrar 4k mas infelizmente houve limitações técnicas na captura, ou seja, você captura e processa em 1080p ou 720p, e na saída do arquivo A.I.D.A sobe para 4k ou 1440p, este recurso é ativado automaticamente quando é selecionado uma saída maior do que a resolução de entrada.

Em resumo, é perfumaria! Não impacta na análise pois o upsampling é feito após a frame ser processada, toda captura no final é analisada com sua resolução original, depois A.I.D.A faz duas mágicas.


Posso usar A.I.D.A Pocket enquanto faço outras coisas no PC?
Sim! Dependendo dos detalhes do jogo, da resolução, quantidade de FPS e tempo de captura escolhido, a análise pode ser um processo bem demorado, é por isso que implementamos os recursos de Performance Galileu, uma das principais vantagens é o processo assincrono por threads virtuais que se fragmentam nas threads reais do processador, é como dividir para conquistar, o resultado disto é que tirando o processo inicial que é mais agressivo, seu PC use em media 15% à 30% da CPU e vai se auto alocando conforme o uso, aumentando e diminuindo as cargas, ou seja, da para trabalhar em outros softwares sem problema!

Uso o Adobe Premiere para Editar vídeos e o formato *.MP4v da erro, o que fazer?
Infelizmente o Adobe Premiere, tem alguns problemas com extensões de compactadores mais extremos, por exemplo *.webm, mas neste caso é só um pouco de frescura mesmo, se você habilitar no Windows para mostrar a extensão do arquivo e renomear de MP4v para MP4 tudo volta a funcionar, simples assim!

Não sei se capturei em 30 ou 60 FPS, e agora?
Analisar um jogo de horas não é fácil, muita coisa tem que levar em consideração e de vez em quando a gente se perde em capturas e nome de arquivos, claro, o ideal é se organizar o máximo, mas quando a cabeça falhar a pré-análise vai te ajudar, a única coisa que você precisa fazer é colocar a captura em uma cena movimentada no minuto inicial e escolher o FPS que você acha certo, a pré-análise vai medir 1 minuto futuro da captura ou até o fim dela, o que vier antes, nessa medição A.I.D.A Pocket trará para você o FPS correto e se for diferente, ela vai te avisar, agora se iniciar à análise é porque o FPS selecionado estava certo.

Por que tenho que selecionar o FPS máximo? Isso não é identificado?
Sim, é identificado de maneira automática por A.I.D.A Pocket, no entanto usamos o FPS máximo para te ajudar a não errar, veja bem, é comum confundir capturas ou iniciar trechos errados, por exemplo, começar com uma cinematic, isso poderia prejudicar a média nominal do FPS para o futuro da captura, outra coisa, te poupamos um trabalhão reencodando vídeo de 60 FPS para 30 FPS, isso mesmo, sem a validação, você teria que limitar no arquivo da captura, para garantir a precisão, então o limite selecionado é para ajudar, essa é uma ferramenta nova, diferente do que você está acostumado, por quê complicar?

O que é o Limiar? Como Configurar?
Essa configuração é como uma "sensibilidade" da detecção, sua configuração padrão é 5000 para grande maioria dos jogos, portanto não é preciso alterar, no entanto, jogos com temáticas escuras e pouca movimentação no ambiente podem gerar quedas Falsas, isso porque existe pouca diferença entre a Frame passada e a atual, dessa forma seria conveniente diminuir o limiar um de cada vez (4000,3000), até ter a estabilidade correta, mas dimunir muito o limiar também pode gerar falso positivo, ou seja, uma queda que ocorreu não será sumarizada, por outro lado Limiar acima de 5000 somente para capturas sem compactação feitas de placa de captura, assim como o limiar baixo pode gerar falso positivo o Limiar alto pode gerar Falso Negativo. A melhor dica do limiar é ir testando vários jogos para se ambientar com ele, vale até dar uma espiadinha em alguma outra análise da internet por exemplo, do DG, para ajustar os parâmetros de forma parecida, ex: se na cena X caiu 4 FPS da análise de terceiro, seu ajuste será neste ponto na mesma cena, também é possivel capturar um jogo de PC com contagem de FPS e ajustar o limiar a partir dele, mas lembrando que as capturas tem que ser em cenas movimentadas e não é muito comum ter que alterar o limiar.

Testei com uma Captura do PC contanto FPS e deu diferença
Contadores de FPS do PC capturam em Real Time usando o Direct X, A.I.D.A leva um segundo de diferença para calcular, isso quer dizer, só vão realmente sincronizar quando o FPS estiver estável, durante as variações entre quedas e subidas eles apresentaram resultados diferentes, porem muito próximos e dentro do mesmo range. .

Minha captura está em 60 FPS no modo performance do console, mas a pré-análise teima que é 30, o que faço?
Se tem certeza que o jogo está rodando em 60 FPS, provavelmente você selecionou o minuto inicial de uma cena com: paradas de telas, loadings, cinematics que muitas vezes rodam a 30 (como é o caso de Forza). Para resolver é só mudar o trecho da captura, coloque o minuto inicial no ponto de movimentação do seu gameplay e a pré-análise vai identificar a quantidade de quadros correta, outra dica é verificar o FPS da própria captura no arquivo, se o arquivo foi capturado em 30 FPS será impossivel você medir a 60 FPS.

Não tenho PC nem Note, vai sair para celular?
Se a comunidade curtir e apoiar o Projeto por que não? Claro, é uma jornada um pouco longa até dispositivos móveis, mas totalmente possível, incluindo Linux e Mac, ajude a divulgar a ferramenta para seu youtuber favorito, quanto mais pessoas usarem, mas o projeto cresce e a gente gera mais soluções.

Por que não instalar o aplicativo direto nos consoles?
Isso é uma jornada bem obscura, infelizmente os SDKs dos consoles tem inúmeras restrições políticas da Sony e Microsoft, e não são de domínio público, mesmo pelo modo Dev. do Xbox vários acessos necessários são restritos, olhando por um ponto puramente técnico é perfeitamente possível, inclusive acessar as capturas direto do armazenamento do console, mas no ponto: políticas de segurança, distribuição, autorização, além do custo monetário, provavelmente nunca chegaremos lá. E se chegarmos vai custar R$350,00!

Nada me ajudou, acho que é um BUG ou quero sugerir uma Melhorias
Neste caso, voce pode usar nosso formulario de Bug Report, lá também é possivel sugerir melhorias e até novas funcionalidades é so clicar AQUI e enviar.

Cheguei aqui, não entendi nada o que estou fazendo aqui?
Provavelmente você conhece alguém que gosta de jogos eletrônicos, geralmente estas pessoas costumam ser muito persuativas e insistentes, para que os outros conheçam o que eles conhecem, enfim, são saltos de paraquedas empurrados por conhecidos, vou tentar te explicar, esta é uma ferramenta digital para medir "velocidade" de jogos na tela, e acredite em mim, isso é importante, no geral era para ser uma discussão técnica sobre a qualidade de um jogo como produto, mas no final, está todo mundo aqui baixando essa ferramenta para ficar discutindo um com os outros, sobre produtos de R$ 350,00 que não valem R$100,00, qual o pior? Da empresa A ou da B? Outros estão aqui para baixar e colocar defeito em algo grátis que nunca existiu. Resumindo é isso, provavelmente esta se perguntando: então porque dediquei meu tempo nisso? A resposta é simples, a Fé utópica!